Home > Medicina Preventiva > Informativos

DEZEMBRO MÊS DA LUTA CONTRA A AIDS

Nesse mês a AMPARA MEDICINA PREVENTIVA destaca o dia mundial de Luta Contra a AIDS que é celebrado no dia 1º de dezembro.

Segundo o Ministério da Saúde, o número de pessoas infectadas pelo HIV no Brasil é de aproximadamente 530.000. Dessas pessoas, 25,4% não sabem que estão infectadas, e cerca de 30% dos pacientes ainda chegam ao serviço de saúde tardiamente.

O HIV (Vírus da Imunodeficiência Humana) destrói o sistema imunológico, é o causador da AIDS, ter o HIV não é a mesma coisa que ter AIDS. Algumas pessoas podem ser portadores do vírus (soropositivos) que vivem anos sem apresentar sintomas e sem desenvolver a doença, mas podem transmitir o vírus através de relações sexuais desprotegidas, compartilhamento de seringas contaminadas, contato com secreções ou de mãe para filho durante a gravidez e a amamentação.

A AIDS é a Síndrome da Imunodeficiência Humana, esse vírus ataca as células de defesa do nosso corpo, e o organismo fica mais vulnerável a várias doenças, de um simples resfriado a infecções mais graves como tuberculose e até alguns tipos de cânceres.

O HIV está presente em várias formas de secreções como o sangue, sêmen, secreção vaginal e leite materno, e pode ser transmitido através do:

• Sexo sem camisinha (oral, vaginal ou anal);
• Compartilhando agulhas e seringas contaminadas;
• Da mãe infectada para o bebê durante a gravidez, na hora do parto e/ou amamentação;
• Instrumentos que furam ou cortam, não esterilizados.

Não se transmite…
•    Uso da mesma roupa;
•    Uso dos mesmos talheres;
•    Beijos no rosto, aperto de mãos e abraços;
•    Sexo com preservativo;
•    Contato social/profissional.

Para diagnosticar a doença hoje, além do exame de sangue, existe o teste rápido que em 30 minutos se tem o resultado. O resultado é seguro e sigiloso. Os pacientes que tiverem o resultado positivo devem fazer acompanhamento médico. O tratamento se faz com acompanhamento periódico com profissionais de saúde, realização de exames e uso dos medicamentos antirretrovirais - coquetéis antiaids que aumentam a sobrevida dos soropositivos. A adesão ao tratamento é fundamental para a qualidade de vida.

O Dia Mundial de Luta contra a AIDS foi criado para informar e conscientizar a população sobre a importância de prevenir a doença. O preconceito e a discriminação são as maiores barreiras neste combate à doença, e os estigmas são provocados principalmente pela falta de conhecimento, mitos e medos.
Para se proteger e evitar a doença basta usar camisinha em todas as relações sexuais e não compartilhar seringa, agulha e outro objeto cortante com outras pessoas.
As outras DSTs (Doenças Sexualmente Transmissíveis) são tanto quanto importantes também e hoje já está disponível também o teste rápido para sífilis e hepatites virais (B e C), basta procurar o serviço de Infectologia da cidade.

Fontes:  http://bvsms.saude.gov.br

 

MEDICINA PREVENTIVA – AMPARA

(35) 3531-6939

Texto revisado: Dra Vanessa Helena de Lima Pádua- Coordenadora da Medicina Preventiva Ampara , especialista em Saúde da Família.



LEIA TAMBÉM



 
Onde Estamos
Prç João Pio de Figueiredo Westin, 107
Mocoquinha - São Sebastião do Paraíso

Política de Privacidade

Copyright © 2015 AMPARA - Assistência Médica. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por ADAPTWEB